Nesta série, apresentamos os principais patrocinadores do Festival Semente.
Há sonhos que nascem em terra fértil. Pequenas sementes que vão ganhando forma ao longo do caminho, à medida que são moldadas por experiências e encontros.
A Casa de Arcos, situada em Anadia e um dos principais patrocinadores do Festival Semente, é um exemplo disso: surgiu de uma vida de viagens, descobertas e do desejo de criar um tipo de turismo mais autêntico e conectado com a comunidade local.
E assim, um sonho de estrada virou morada
Depois de meia vida a desbravar caminhos e culturas, a Casa de Arcos surge da crença de que viajar não é apenas visitar. É também criar laços, deixar pegadas leves e levar na mala, não só lembranças, mas também novas formas de ver o mundo. Inspirados por um recanto especial no Equador, onde uma pequena casa de hóspedes em Quito os acolheu como velhos amigos, Cristina e Xesco, os fundadores da Casa de Arcos, decidiram plantar essa mesma essência de hospitalidade e calor humano em Arcos, Anadia.
Desengane-se quem acha que se trata apenas de um espaço para passar a noite. A Casa de Arcos é um refúgio para quem busca um tempo mais lento, mais verdadeiro. Entre vinhas ondulantes, rios sussurrantes e montanhas que abraçam o horizonte, cada detalhe convida à calma. Não é à toa que apoia mais uma edição do Festival Semente, com o mote “olhar devagar”.
São cinco quartos duplos para descansar sem pressa, uma sala de eventos para celebrar, uma piscina para mergulhar no silêncio e uma horta para relembrar os sabores da terra. Aqui, o tempo estica-se ao sol e os dias são vividos com os sentidos despertos.
Dentro dos muros antigos da Casa de Arcos, a rotina fica lá fora. O jardim pede um livro aberto, a piscina pede a pele que esteve ao sol, a lareira pede conversas demoradas. Tudo convida ao prazer simples de estar. Tudo convida ao "slow living".
Sempre foi assim, e assim vai continuar. A reabilitação da Casa de Arcos foi feita com o coração e com respeito. Cada pedra carrega memórias e o espaço abre-se ao conforto e à contemporaneidade sem perder a sua essência. Aqui, o passado e o presente não competem; dançam juntos.
Festival Semente: porquê dar as mãos para plantar?
"Acreditamos na força da comunidade e na riqueza das conexões” é a resposta na ponta da língua de Xesco e Cristina. Tal como as sementes que germinam para fortalecer a terra, os fundadores da Casa de Arcos acreditam que eventos como este Festival fazem florescer laços, ideias e inspirações. “Porque mais do que um destino, queremos ser uma vivência que fica no coração. Aqui, não oferecemos apenas uma estadia. Oferecemos momentos, encontros e memórias”.
Sim, tal qual a promessa da nova edição do Festival Semente, a acontecer de 18 a 23 de março, na Mamarrosa.
Comments